quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Capitulo IV


"O escândalo da educação reside no facto de sempre que ensinamos algo estamos a privar a criança do prazer e do benefício da descoberta"(p.103).

A aprendizagem de uma criança fundamenta-se na compreensão, pois a criança percebe e aprende, não basta um adulto dizer que é desta forma ou daquela que as coisas funcionam. É neste sentido que Papert defende a utilização de jogos de vídeo educativos, pois estes podem levar uma criança a novas aprendizagens.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Última aula prática do mês de Outobro

Nesta aula demos seguimento ao guião que tinha sido iniciado na aula anterior. Para além disto a profesora Joana Viana, avisou os alunos que o trabalho tinha de ser entrega na próxima semana e explicou como o teremos de fazer.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Aula Prática

Nesta aula continuamos a desenvolver os nossos projectos sobre o hi5/myspace. Para além disto, tivemos de completar um questionário em aula relativamente aos nossos próprios projectos, mas iremos dar continuidade na aula da próxima semana.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Capitulo III

Este capítulo faz uma distinção do que ocorre nos dias de hoje.A aprendizagem através do método tradicional, em que existe uma maior comunicação e inter-relação, e a aprendizagem através dos computadores em que a única concentração passa por uma máquina.
Apesar de tudo, tanto uma como a outra trazem lados positivos e negativos, mas quando se fala de aprendizagens por computador/Software, à que ter conhecimento e noção do que se está a comprar, pois, na sua maioria, “as decisões fundamentais dos pais sobre o quê e como os seus filhos aprendem é fortemente influenciados pelos resultados de um processo de selecção, no qual o estardalhaço produzido pelos meios de comunicação social pode prevalecer sobre a filosofia educativa”(p:65).
Por estas razões, entre outras, considero que nunca é demais relembrar alguns dos princípios básicos, quando se fala deste tipo de educação:
- Procurar software que permita a quem aprenda encarregar-se das suas próprias explorações, construções e criações;
- Procurar programas que permitam que os raciocínios difíceis e aprendizagem de factos possam ser treinados e reforçados;
- Procurar programas que viabilizem actividades que possam ser discutidas em colaboração entre pais e filhos, de um modo em que saia reforçado o orgulho da criança em exercer o seu domínio;
- Procurar programas que equilibrem componentes de vária ordem para o intelecto da criança.
Em jeito de conclusão posso dizer que tudo tem que ser conciliado.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Aula prática e teórica


Nestas duas aulas falamos sobre o e-learning, pois ocorreu uma conferência sobre este programa nos dias 15 e 16 de Outobro, em Lisboa.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Aula Prática


Apesar da ausência da professora Joana, continuamos a trabalhar nos nossos projectos, com a colaboração do professor Fernando, e trabalhamos no espaço online (del.icio.us)!

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Aula Prática

Apesar da ausência da professora Joana, continuamos a trabalhar nos nossos projectos, com a colaboração do professor Fernando, e trabalhamos no espaço online (del.icio.us)!

Aula teórica

Esta aula serviu, não para falar sobre matéria, mas sim o responder a um questionário sobre a avaliação que os alunos fazem relativamente aos professores.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

1ª aula prática de outobro


Esta aula para além de continuarmos a nossa pesquisa sobre o trabalho de aula, a professora deu-nos indicações e ideias para melhorar o nosso blog, na qual eu vou tentar fazer o que estiver ao meu alcance.

Capitulo II


Ao terminar a leitura deste capitulo é notório que a preocupação desta evolução das novas tecnologias não vem só da parte dos pais, mas como também de especialistas nas áreas das novas tecnologias. Assim, Papert distingue duas perpectivas:
os ciberutópicos, que apoiam por completo a evolução da era digital; e
os cibercríticos, que avisam-nos dos perigos precedentes desta.
Papert questiona essencialmente as mudanças que podem surgir na forma como as pessoas aprendem, causadas pelo uso do computador. Alterações a nível da aprendizagem, relações infrafamiliares entre gerações, relações entre professores e alunos e relações entre pares com interesses comuns.
Ao acabar de ler este capítulo fiquei com uma ideia mais clara sobre as Tecnologias da Educação e a sua importância.