sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Capítulo VIII

A escola é considerada uma fonte de saber de grande prestígio, mas tem vindo a descrescer na minha opinião. Actualmente, as crianças acreditam menos na escola que antigamente, uma vez que se vão apercebendo do atraso que esta tem perante o desenvolvimento veloz da sociedade. Vivemos numa época de grandes mudanças e de grande desenvolvimento a vários níveis. O aluno vai tendo cada vez mais noção de que a escola não é a única fonte de saber, e que há outros meios.
Penso que face ao atraso relativo á sociedade, a escola deve utilizar métodos mais convincentes e que consigam captar mais atenção dos alunos, pois caso contrário pode vir a aumentar a probabilidade de problemas de natureza disciplinar no seu seio. Esta inovação pode ser dada através de uma maior utilização dos sistemas informáticos, tornando a escola um local em grande expansão.
http://youtube.com/watch?v=2QYe5JYJE0k

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Capítulo VII

Entre as funções que tradicionalmente continuam a ser atribuídas à escola, sobressai a de transmissora dos saberes que numa dada época são considerados socialmente úteis. Nos nossos dias, perante o papel algo hegemónico ocupado pelos meios de comunicação de massas nesta transmissão, esta função tem vindo a ser questionada. O permanente fluxo de informação veiculado pelos meios de comunicação de massas, modificou consideravelmente o modo como passaram a ser encarados os sistemas tradicionais de educação, revelando as suas debilidades e forçando a sua mudança, nomeadamente através da ampliação do campo das actividades autodidácticas e acentuando o valor das atitudes activas e conscientes para a aquisição de conhecimentos.

Neste contexto é inevitável que a escola se adapte aos novos desafios decorrentes da evolução da sociedade. Torna-se necessário definir um novo perfil de escola, por oposição a escola tradicional, no entanto, o papel da escola e dos professores não deixa de ser de extrema importância, antes pelo contrário.

Estes têm sim, que admitir que deixaram de ser a fonte exclusiva do saber, pois a informação está ao alcance de todos, até das crianças, mesmo fora do contexto institucional. Saber admitir e encarar esta realidade, tal como saber lidar com ela e tirar o melhor partido da mesma é agora o novo desafio que se coloca aos agentes educacionais e que todos afirmem o mesmo que afirmou o professor citado por Papert: “Tudo isto me fez sentir que não podia continuar a fazer de conta que sabia tudo, o que foi um enorme alívio!”(p.225)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dezembro - aula prática


A aula de ontem (segunda-feira)demos início o nosso trabalho on-line, criando um perfil para o hi5 e pensando nas ideas acerca do livro que ainda vão ser aplicadas lá e futuramente no myspace.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Última aula prática de Novembro


Nesta aula todos os grupos estiveram a trabalhar nos seus projectos. Esta segunda fizemos uma macro estrutura daquilo que será o trabalho a desenvolver. Esta estrutura era uma estrutura que engloba vários elementos ou seja pode englobar micro estruturas e pretendem descrever o funcionamento de determinados sistemas. No entanto, aprendi a utilizar uma macro estrutura na prática como algo que vai ser realmente desenvolvido.
Ainda a trabalhar no mesmo demos assim início à criação de um perfil no "Hi5" e no "MySpace" para que nas próximas aulas sejam introduzidos nestes informação pertinente de forma organizada.
O resto da aula foi passado a pesquisar mais informação para o trabalho.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Capitulo VI


Projectos em família

Ao ler este capítulo, não pude deixar de pensar na minha família e, em especial, da minha avó. De facto, lembrei-me quando, um dia destes, abri um e-mail que continha um vídeo de um excerto de uma novela. Os minha avó que sempre foi bastante "avessa" à Internet e aos computadores, pois acho que esta só serve para distrair os jovens. No entanto, a partir daí viu a Internet e os computadores com "outros olhos".

Concluindo, posso dizer que, o que é preciso é encontrar um motivo, um incentivo, algo que atraia o interesse das pessoas que nunca tiveram um computador a vida toda e que, portanto, nunca souberam trabalhar com as novas tecnologias. Foi essa a principal reflexão que este capítulo me trouxe.

No entanto, não posso deixar de achar que a realidade ainda é bastante mais limitada do que as ideias de Papert.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Aula Prática

A primeira parte da aula foi dedicada á apresentação dos power points, referentes ás tecnologias de cada grupo. As tecnologias apresentadas foram:

Blogs;

Wikis;

Youtube,fickr,slideshare;

Podcast;

hi5/myspace

Na segunda parte da aula, continuámos a fazer o guião de autor, no qual tivemos algumas dificuldades em fazer, pois não sabiámos muito bem o que escolher de tema, mas com a ajuda da professora Joana, decidimos que o tema será o uso das tic em educação, e aprendi a fazer uma macro-estrutura, o que é bastante fácil de fazer.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Aula prática


Ao abordarmos o tema "importância dos blogs para a educação" concluí que estes, enquanto recurso pedagógico, podem ser:

•um espaço de acesso a informação especializada;
•um espaço de disponibilização de informação por parte do professor;
•um portfólio digital;
•um espaço de intercâmbio e de colaboração;
•um espaço de debate – role playing; um espaço de integração.
Os weblogs, assim como a educação, são processos:
•de comunicação,
•de socialização
•de construção
•de conhecimento.
Uma de suas características mais importantes é a capacidade de interactividade, que permite que o blog passe de um monólogo a um diálogo.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Capítulo V




Cultura familiar da aprendizagem

A família sempre será o nosso refúgio. Talvez isso se deva ao facto de ser com ela que nascemos, que crescemos e que está sempre do nosso lado. Assim, torna-se óbvio concluir que talvez seja junto dela que passamos uma grande parte do nosso tempo vital, pelo que assume uma papel fundamental em tudo o que somos.
Há que salientar o facto de sermos um reflexo dos nossos próprios pais e da própria educação que eles receberam. Se tivermos pais que saibam mexer com computdores e percebam de algumas novas tecnologias vai ser mais fácil entenderem o que eu "sinto" quando estou a mexer num computador, se se verificar a situação opsta vai-se notar sempre a situação inversa, ficando inseguros ao que estas tecnologias podem causar aos seus filhos.

Concordo com Papert quando ele fala em "cultura familiar de aprendizagem". Mais tarde, se tiver possivilidade quero criar momentos de partilha, de lazer e, ao mesmo tempo de aprendizagem, nomeadamente tirando o melhor partido do computador e das novas tecnologias com os meus filhos.

Acima de tudo, temos de atender ao progresso de tudo e esse progresso passa pelas novas tecnologias e um momento importantíssimo da aprendizagem passa pela instituição "família".

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

1ª aula prática de novembro

Nesta aula entregamos os relatórios elaborados em aulas anteriores.

O relatório era constituido por vários pontos:

1-Introdução;
2-Enquadramento (História e Origem);
3-Ficha de análise e avaliação da tecnologia;
4-Conclusão

Quando ficou concluído, enviou-se para um espaço criado pela professora no site da disciplina http://te.fpce.ul.pt/ .

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Capitulo IV


"O escândalo da educação reside no facto de sempre que ensinamos algo estamos a privar a criança do prazer e do benefício da descoberta"(p.103).

A aprendizagem de uma criança fundamenta-se na compreensão, pois a criança percebe e aprende, não basta um adulto dizer que é desta forma ou daquela que as coisas funcionam. É neste sentido que Papert defende a utilização de jogos de vídeo educativos, pois estes podem levar uma criança a novas aprendizagens.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Última aula prática do mês de Outobro

Nesta aula demos seguimento ao guião que tinha sido iniciado na aula anterior. Para além disto a profesora Joana Viana, avisou os alunos que o trabalho tinha de ser entrega na próxima semana e explicou como o teremos de fazer.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Aula Prática

Nesta aula continuamos a desenvolver os nossos projectos sobre o hi5/myspace. Para além disto, tivemos de completar um questionário em aula relativamente aos nossos próprios projectos, mas iremos dar continuidade na aula da próxima semana.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Capitulo III

Este capítulo faz uma distinção do que ocorre nos dias de hoje.A aprendizagem através do método tradicional, em que existe uma maior comunicação e inter-relação, e a aprendizagem através dos computadores em que a única concentração passa por uma máquina.
Apesar de tudo, tanto uma como a outra trazem lados positivos e negativos, mas quando se fala de aprendizagens por computador/Software, à que ter conhecimento e noção do que se está a comprar, pois, na sua maioria, “as decisões fundamentais dos pais sobre o quê e como os seus filhos aprendem é fortemente influenciados pelos resultados de um processo de selecção, no qual o estardalhaço produzido pelos meios de comunicação social pode prevalecer sobre a filosofia educativa”(p:65).
Por estas razões, entre outras, considero que nunca é demais relembrar alguns dos princípios básicos, quando se fala deste tipo de educação:
- Procurar software que permita a quem aprenda encarregar-se das suas próprias explorações, construções e criações;
- Procurar programas que permitam que os raciocínios difíceis e aprendizagem de factos possam ser treinados e reforçados;
- Procurar programas que viabilizem actividades que possam ser discutidas em colaboração entre pais e filhos, de um modo em que saia reforçado o orgulho da criança em exercer o seu domínio;
- Procurar programas que equilibrem componentes de vária ordem para o intelecto da criança.
Em jeito de conclusão posso dizer que tudo tem que ser conciliado.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Aula prática e teórica


Nestas duas aulas falamos sobre o e-learning, pois ocorreu uma conferência sobre este programa nos dias 15 e 16 de Outobro, em Lisboa.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Aula Prática


Apesar da ausência da professora Joana, continuamos a trabalhar nos nossos projectos, com a colaboração do professor Fernando, e trabalhamos no espaço online (del.icio.us)!

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Aula Prática

Apesar da ausência da professora Joana, continuamos a trabalhar nos nossos projectos, com a colaboração do professor Fernando, e trabalhamos no espaço online (del.icio.us)!

Aula teórica

Esta aula serviu, não para falar sobre matéria, mas sim o responder a um questionário sobre a avaliação que os alunos fazem relativamente aos professores.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

1ª aula prática de outobro


Esta aula para além de continuarmos a nossa pesquisa sobre o trabalho de aula, a professora deu-nos indicações e ideias para melhorar o nosso blog, na qual eu vou tentar fazer o que estiver ao meu alcance.

Capitulo II


Ao terminar a leitura deste capitulo é notório que a preocupação desta evolução das novas tecnologias não vem só da parte dos pais, mas como também de especialistas nas áreas das novas tecnologias. Assim, Papert distingue duas perpectivas:
os ciberutópicos, que apoiam por completo a evolução da era digital; e
os cibercríticos, que avisam-nos dos perigos precedentes desta.
Papert questiona essencialmente as mudanças que podem surgir na forma como as pessoas aprendem, causadas pelo uso do computador. Alterações a nível da aprendizagem, relações infrafamiliares entre gerações, relações entre professores e alunos e relações entre pares com interesses comuns.
Ao acabar de ler este capítulo fiquei com uma ideia mais clara sobre as Tecnologias da Educação e a sua importância.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Aula Prática


Nesta aula tivemos de pesquisar informações para o trabalho que temos de desenvolver, no meu caso hi5/myspace.
Começamos também a trabalhar com uma nova ferramenta http://del.icio.us/, permitindo-nos guardar documentos online, podendo ser partilhado com outros grupos.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

1ª aula teórica

Nesta aula teórica falámos de literacia informática, tecnologias da informação, tecnologias educativas (Skinner quando propôs o ensino programado) , e educação tecnológica.
O objectivo da literacia informática, deveria ser apoiar e ensinar os professores e os estudantes a iniciar ou melhorar as suas competências e conhecimentos na área de tecnologias; a desenvolver atitudes positivas face aos computadores e à Internet; a diminuir a ansiedade face ao seu uso e aprendizagem.

No que diz respeito ás tecnologias educativas, segundo Skinner, que criou o " ENSINO PROGRAMADO", as pessoas aprendem mais facilmente quando o conteúdo é apresentado em "unidades discretas", isto é, em pequenos módulos e quando recebem um feedback imediato, indicando se o aluno teve ou não sucesso. Skinner institui a categoria de "estímulos", que são mecanismos que agem de maneira a provocar uma reacção no indivíduo, neste caso a melhorar a aprendizagem. Skinner institui o conceito de diferentes tipos de estímulos que actuam no condicionamento operante:

estímulo neutro

estímulo reforçador

estímulo reforçador negativo

Capítulo I


Cada vez mais nos dias que correm as crianças estão mais pegadas aos adultos.
Este capítulo dá-nos uma ideia bem clara da crescente importância dos computadores nos dias de hoje, não só como momentos meramente lúdicos, mas também para uma melhor aprendizagem. É notória a preocupação por parte dos pais, não só devido aos problemas de alguns sites, como também o vício que este pode transmitir aos mais novos. Mas as novas tecnologias também têm bastante proveito no desenvolvimento dos mais novos, que se pode chamar o futuro da nossa geração.
Para mim, o único problema que se trava acerca das novas tecnologias são o não entendimento dos mais velhos sobre elas.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

1ª aula prática

Nesta aula prática procedemos à constituição por definitivo da divisão das turmas de tecnologias educativas e feito isto a respectiva divisão de grupos de trabalho.
Posto isto a professora passou à explicação do trabalho a desenvolver em aula, dizendo os temas à escolha por parte dos alunos, sendo eles:

* weblogs;

* youtube/flicker/slidshare;
podcasts;

* msn;

* hi5/myspace.

O meu grupo escolheu o hi5/myspace, sem quaisquer oposições.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

"A familia em rede"


O livro em questão fala-nos sobre as novas tecnologias no meio familiar. Actualmente, é notório um avanço das tecnologias no meio doméstico, pois as crianças, cada vez mais, têm mais conhecimentos a nível informático, permitindo-lhes assim, uma maior facildade e mobilidade ao trabalhar nos meios informáticos.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Apresentação - Tecnologias Educativas II


A primeira aula de Tecnologias Educativas II foi o primeiro contacto com as professores e com o programa a desenvolver ao longo deste semestre. Para além disto, as docentes mostraram-nos os trabalhos que teremos de realizar neste semestre, sendo eles a conmtinuação do blog do ano anterior e também a entrada de novos posts com a leitura do livro "a familia em rede", de Seymour papert.